terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Universidades oferecem em 2010 cursos de mediação de leitura

Em 2010, um grupo de nove instituições públicas de ensino superior, selecionadas pelo Ministério da Educação, vai abrir cursos sobre mediação de leitura. Poderão participar da formação professores das redes públicas de educação básica de todas as séries, especialmente de turmas de jovens e adultos.
Os cursos de extensão, a distância, serão ministrados em pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A carga horária é de 90 horas, com duração média de três meses. A primeira parte da qualificação prepara os professores para trabalhar com as ferramentas da educação a distância. Depois, com apoio de materiais didáticos, criados pelas instituições exclusivamente para o curso, eles vão estudar temas como linguagem e cultura, leitura de linguagens verbais e não verbais (cinema, teatro, música, dança, fotografia, arquitetura, hipermídia, cibercultura), textos literários e como trabalhar a leitura com distintos públicos – crianças, jovens, adultos, idosos.
As coleções do programa Literatura para Todos, que reúnem obras criadas especialmente para jovens e adultos em processo de alfabetização ou recém-alfabetizados, também serão objeto de estudos. O propósito do Ministério da Educação é que os professores da educação básica conheçam os livros das coleções 2006, 2008 e 2009 e passem a utilizá-los na sala de aula.
Terão prioridade nos cursos de mediadores de leitura os professores de estados e municípios que aderiram ao Compromisso Todos pela Educação e as prefeituras que solicitaram a formação nos planos de ações articuladas (PAR), em 2007 e 2008. A informação é de Elaine Cáceres, da diretoria de políticas de educação de jovens e adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC.
Nos dias 14 e 15 deste mês, as instituições terão reunião com a Secad para informar sobre o andamento da criação dos cursos e dos materiais didáticos. Quando essas duas questões estiverem resolvidas, as inscrições serão abertas na Plataforma Freire. .Oferecerão cursos de mediadores de leitura as universidades federais do Ceará (UFCE), de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Maranhão (UFMA), de Mato Grosso do Sul (UFMS), de Rio Grande (Furg) e do Rio Grande do Sul (UFRGS); o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e a Universidade Estadual Paulista (Unifesp). Ao final da formação, os professores receberão certificados expedidos pelas universidades que aderiram ao projeto e que integram a Rede de Formação para a Diversidade.
Novo edital – O Edital nº 28/2009, publicado pela Secad em 23 de novembro, abre prazo para instituições públicas de ensino superior apresentarem propostas de cursos em 16 áreas da diversidade, entre eles, de mediadores de leitura. O edital relaciona os objetivos da chamada pública, os prazos, carga horária dos cursos, entre outras informações.

Fonte: Ascom MEC

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Jovens estudam mais, mas acesso à universidade é restrito

Estudo do Ipea mostra que anos de estudo entre os jovens passou de 6,8 para 8,7 em dez anos
.
A situação educacional de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos é um misto de avanços, problemas e desafios, de acordo com estudo divulgado nesta quinta-feira (3) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O documento tem como base dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2008, que indica um total de 49,7 milhões de jovens no país – 26,2% da população.
.
O Ipea destaca como principal avanço o fato de os jovens, atualmente, conseguirem passar mais tempo em sala de aula e terem maior escolaridade do que os adultos. Em 1998, a média de anos de estudo entre pessoas de 15 a 24 anos era 6,8. No ano passado, a média era de 8,7 anos de estudo entre jovens de 18 a 24 anos. No grupo de 25 a 29 anos, a média chegou a 9,2 – 3,2 anos de estudo a mais do que entre a população acima dos 40 anos.
.
Mas o estudo alerta que o processo de escolarização da maioria dos jovens brasileiros ainda é marcado por oportunidades limitadas e que, no país, prevalecem desigualdades educacionais entre ricos e pobres, brancos e não brancos, e moradores de áreas urbanas e rurais e das diferentes regiões.
.
A pesquisa também destaca que apenas a metade dos jovens brasileiros de 15 a 17 anos frequenta o ensino médio na idade adequada e que 44% ainda não concluíram nem mesmo o ensino fundamental. Nas regiões Nordeste e Norte, as taxas de frequência (36,4% e 39,6%, respectivamente) são bem mais baixas do que no Sudeste e Sul (61,8% e 56,5%, respectivamente).
.
O acesso ao ensino superior é ainda mais restrito, com frequência de apenas 13,6% dos jovens de 18 a 24 anos. Uma boa parcela dos que têm mais de 18 anos – cerca de 30% – conseguiu completar o ensino médio, mas sem buscar a continuidade de estudos no ensino superior.
.
O Ipea ressalta também que a proporção de jovens fora da escola cresce de acordo com a faixa etária: 15,9%, entre os jovens de 15 a 17 anos; 64,4%, de 18 a 24 anos; e 87,7%, de 25 a 29 anos.
.
Um destaque positivo apontado na pesquisa é que o maior nível de escolaridade também se reflete na menor taxa de analfabetismo entre os jovens. Na faixa de 15 a 17 anos, a queda foi de 8,2%, em 1992, para 1,7%, em 2008, e, na faixa de 18 a 24 anos, foi de 8,8% para 2,4%, no mesmo período.
.
Entretanto, de acordo com o estudo, a redução do analfabetismo entre jovens nos últimos dez anos não foi acompanhada da diminuição das disparidades regionais, sobretudo no Norte e Nordeste.
.
Fonte:Agência Brasil

Por causa de erro, MEC vai divulgar novo gabarito das provas do Enem

Candidatos fizeram quatro provas e uma redação.Abstenção no sábado chegou a 37,7%.
.
Ministério da Educação (MEC) informou que vai divulgar um novo gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste sábado (5) e domingo (6). A assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou, às 23h50 deste domingo, que a divulgação dos novos gabaritos oficiais deverá ser feita a partir das 10h desta segunda-feira.

Segundo o ministério, os gabaritos foram embaralhados e saíram trocados.
Ao menos seis questões estão com problemas na resposta.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) colocou no seu site a seguinte informação: "Foi identificada inconsistência nos gabaritos dos diferentes modelos de prova publicados. Os gabaritos corretos serão publicados o mais breve possível."
'Lamentável'
No primeiro dia, os candidatos fizeram as provas de ciências humanas (geografia e história) e da natureza (biologia, química e física). No segundo dia, foi a vez das provas de matemática e linguagens, que incluía uma redação. A divulgação de gabaritos errados foi lamentável na opinião do coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta.

"O que aconteceu foi muito ruim. A alta abstenção já mostrou que a prova ficou desmoralizada. Esses problemas no gabarito reforçam a visão de que a prova foi feita sem a estrutura adequada. O Enem acaba virando um motivo de chacota", disse.

Segundo ele, "umas das poucas coisas que funcionam no país são os vestibulares". "Quando acontecem esses erros de organização, de logística, os processos seletivos que acontecem com muita lisura podem acabar também desmoralizados."

"O gabarito errado causou um certo pânico entre os alunos, que achavam que tinha ido mal. Não fazia o menor sentido", afirmou Eduardo Figueiredo, professor de física do Curso Objetivo.
Confira a correção das provas do primeiro dia do Enem 2009

Confira a correção das provas do segundo dia do Enem 2009

Ceca de 2,6 milhões dos mais de 4 milhões de inscritos fizeram as provas. O índice de abstenção chegou a 37,7% no sábado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Dados preliminares apontam que 2,9% das pessoas que fizeram a prova no primeiro dia não realizaram o teste no domingo. Foi a maior abstenção da história do exame. O MEC esperava um índice de 35%.
.
Fonte: Site G1

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CCJ aprova PEC que exige diploma no jornalismo


Foi aprovada hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 33/09 que exige diploma de jornalismo para o exercício da profissão. O texto acrescenta um artigo na Constituição, exigindo o diploma de curso superior de comunicação social, com habilitação em jornalismo. Para os colaboradores de opinião nos veículos de comunicação, o diploma não será obrigatório. O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), autor da PEC, aposta na legalidade do texto, apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal ter retirado, em junho, a obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão. "Não acredito que a proposta venha a ser considerada inconstitucional porque é uma situação bastante similar à PEC da Verticalização Política. Na época, o STF julgou que as alianças entre partidos nos Estados teria de, obrigatoriamente, ser estendida a todo o país. Mas, por meio de uma PEC, o Congresso Nacional conseguiu mudar a situação", disse o senador. A matéria seguirá agora para deliberação do Plenário.
.
Faz parte também desta Comissão, o Senador Valter Pereira (PMDB-MS), que votou favorável à exigência do Diploma, por considerar importante para a valorização da profissão de Jornalista.
.
(Com informações da Agência Senado e portal Terra)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

UEE-MS, convida a todos para conhecerem o Site do Gabinete do Mestre Conselheiro Nacional da Ordem Demolay


Com Dinamismo e praticidade, o Site mostra as ações e eventos da Ordem Demolay em todo o País.
.
Conheça você também este site e saiba mais sobre a Ordem Demolay, Entidade Parceira da UEE-MS e do Movimento Estudantil de forma geral.
.
Ressaltamos, com orgulho, que temos dentro de nossa diretoria, membros da Ordem, dentre eles destacamos o Estudante Marco Felipe Torres Castelo, ex-mestre conselheiro nacional, acadêmico de Direito e nosso Diretor de Cultura.
.
Parabéns Bruno Anderson, Mestre Conselheiro Nacional da Ordem Demolay e parceiro nosso também no Movimento Estudantil de MS.
.
A partir de hoje, o link do Site estará em nossos parceiros, clique lá e confira!
.
Saudações Estudantis!!!
.
Da Redação

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Lei Nº 12.089 de 11 de novembro de 2009

Proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior.
.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
.
Art. 1o Esta Lei visa a proibir que uma mesma pessoa ocupe, na condição de estudante, 2 (duas) vagas, simultaneamente, no curso de graduação, em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional.
.
Art. 2o É proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, 2 (duas) vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional.
.
Art. 3o A instituição pública de ensino superior que constatar que um dos seus alunos ocupa uma outra vaga na mesma ou em outra instituição deverá comunicar-lhe que terá de optar por uma das vagas no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado do primeiro dia útil posterior à comunicação.
§ 1o Se o aluno não comparecer no prazo assinalado no caput deste artigo ou não optar por uma das vagas, a instituição pública de ensino superior providenciará o cancelamento:
.
I - da matrícula mais antiga, na hipótese de a duplicidade ocorrer em instituições diferentes;
II - da matrícula mais recente, na hipótese de a duplicidade ocorrer na mesma instituição.
.
§ 2o Concomitantemente ao cancelamento da matrícula na forma do disposto no § 1o deste artigo, será decretada a nulidade dos créditos adquiridos no curso cuja matrícula foi cancelada.
.
Art. 4o O aluno que ocupar, na data de início de vigência desta Lei, 2 (duas) vagas simultaneamente poderá concluir o curso regularmente.
.
Art. 5o Esta Lei entra em vigor após decorridos 30 (trinta) dias de sua publicação.
.
Brasília, 11 de novembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.
.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
.
Fernando Haddad

Este texto não substitui o publicado no DOU de 12.11.2009

Aprovado no Senado PL que vai facilitar pagamento das dívidas com o Fies

A Comissão de Educação do Senado determinou nesta quarta-feira, 25, que professor de rede pública e médico de programa de saúde da família que tenham saldo devedor junto ao Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) poderão ter abatimento mensal de 1% em suas dívidas.O relator do projeto, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), explicou que o PLC 184 de 2009 também diminui para 2% ao ano o pagamento de juros sobre o saldo devedor de cada estudante.
.
A proposta ainda aumenta o prazo de pagamento do financiamento de uma vez e meia a duração do curso para três vezes, diminuindo, assim, as prestações e facilitando o pagamento do empréstimo.“Comemoramos a aprovação e estamos confiantes que passe pela próxima comissão. A UNE sempre defendeu que o Fies não fosse tratado como uma modalidade de empréstimo bancário comum, pela qual o estudante possa ser penalizado”, opina Augusto Chagas, presidente da entidade. Para a UNE, o melhor seria que os estudantes pudessem pagar o financiamento através de serviços, como na área da saúde, desde que fosse facultativa.
.
O senador pelo Rio Grande do Sul destacou que o problema das dívidas antigas, que chegam a R$ 300 milhões, foi parcialmente atendido porque esses valores passarão a usufruir do novo patamar dos juros, mas reconheceu que a proposta não corrige os juros excessivos cobrados até então. Também deverá constar no projeto paralelo a dispensa de pagamento em virtude de doenças incapacitantes e o desconto nas dívidas do Fies a profissionais que aceitem trabalhar em pequenos municípios do Norte e Nordeste."Esta sessão, sem dúvida, ficará marcada não só pela aprovação, mas pela atitude destes jovens estudantes, que vão em busca dos seus objetivos sem hesitar nesta luta difícil para, garantir sua formação acadêmica por meio de um programa justo”, disse Zambiasi.A matéria é terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e deve ser aprovada ainda em 2009, para gerar efeitos durante o exercício de 2010.
.
.
Fonte: Agência Senado.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

UEE apóia movimento que luta pela manutenção do Passe Livre

A UEE-MS, juntamente com o CALUFE ( Centro Acadêmico Luis feracine) de Direito da UNIDERP, idealizador do panfleto e o DCE da UNIDERP, distribuiram o panfleto das entidades que estão juntas na manutençaõ do Passe livre do Estudante em Campo Grande, bem como, explica sobre o que é verdade e mito, nas notícias veiculadas nos ultimos dias.

Da Redação

HUMOR DO MOMENTO!


DA SÉRIE: COMO FUI PERDER ESTA PROMOÇÃO?

Faltando apenas o Processo da UFMS

Encerrando as Eleições do ME de MS, a UFMS será a última das universidades a renovar a diretoria de seu DCE.
.
Encerra-se hoje, sexta-feira, o prazo para inscrições de chapas.
.
As eleições devem acontecer na próxima semana.
.
Desejamos sorte aos concorrentes!!!
.
da Redação!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Concluídos os Processos Eleitorais da ANHANGUERA UNAES E UCDB.

Nesta semana, o Presidente da UEE-MS, Anderson Ribeiro, juntamente com alguns diretores da UEE-MS, estiveram presentes nos processos eleitorais, que definiram as gestões dos DCE's da ANHANGUERA UNAES E DA UCDB.
.
Na ANHANGUERA UNAES, sagrou-se vencedora a Chapa 1 - "Força Acadêmica", onde foi eleito para presidente, o Acadêmico Altimar Valério, do Curso de Direito.
No Processo da UCDB, conhecido por sua polêmica e por ser um dos DCE'ss mais disputados do Estado, a Chapa 2, Também denominada " Força Acadêmica", foi eleita, com a diferença de 19 (dezenove ) votos para a chapa 1 - "DCE em Ação".
.
A UCDB terá como Presidente a Acadêmica Nathiely Braga, do Curso de Psicologia e como Vice, o Estudante Paulo Massuda, de Direito.
.
Como observadores neste Processo, além do Presidente Anderson Ribeiro, Aline Leque - Diretora de Comunicação, Rafael Coldibelli-Diretor Jurídico, Lucas Bertolassi - Diretor de Assuntos Estudantis, bem como a Srª Karoline Mendes, Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Campo Grande.
.
A UEE-MS deseja às novas Diretorias sucesso em suas respectivas gestões!!!
.
.
Da Redação!!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Começam as Eleições nos DCE's e CA's de MS

Inciado na última semana de Outubro e tendo continuidade por todo o Mês de Novembro, as Eleições de DCE's e CA's estão a todo vapor.


Inicialmente, houve a Eleição Geral de CA's da UNIDERP, onde foram eleitas diretorias de 16 Centros Acadêmicos, em Campo Grande, logo após, a Eleição do DACLOBE-UCDB, o Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua, de Direito da Universidade Católica Dom bosco.


Nesta semana, teremos nesta Terça-Feira, dia 10/11, a Eleição do DCE ANHANGUERA UNAES, na Quinta-feira, dia 12/11, a Eleição do DCE UCDB, segue-se assim, no dia 17/11, a Eleição do DCE UNIDERP.


Confirma-se ainda neste Mês, a Eleição do DCE UFMS, atualmente gerido pelo Estudante Artur D'Ámico, também Vice-Presidente Regional da UNE em MS/MT.


Segundo o Presidente da UEE-MS, Anderson Ribeiro, as Eleições transcorrem de forma tranquila e democrática, sendo as Eleições da UCDB as mais disputadas, vale a pena conferir.




Da Redação!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

UEE-MS é contra a redução do Passe do Estudante




Mais uma vez essa questão é discutida: Redução do passe do estudante. Todo ano se discute a lei que garante este benefício a todos os estudantes de Campo Grande. Ontem na imprensa, foram divulgadas as duas principais propostas levantadas por uma comissão, composta por representantes da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Câmara de Vereadores e Ministério Público Estadual para estudar alternativas ao alto custo da tarifa do transporte coletivo em Campo Grande, fixada em R$ 2,50.
mmm
Ao tomarmos conhecimento, líderes estudantis de vários segmentos se reuniram no DCE - Diretório Central Estudantil da Uniderp para discutir um posicionamento.
mmm
Ainda que sejam, essas gratuidades, a razão para o aumento do valor da passagem em Campo Grande, deve o Poder Público verificar se não existem gratuidades em demasia, como por exemplo líderes de bairro com gratuidade, carteiros, policiais, bombeiros, e o estudante não pode ser o único penalizado nesta situação. Segundo Informações da Agentran, se o estudante tivesse direito a 50% do valor total do passe, a redução da passagem seria de apenas 10 centavos.Na reunião no diretorio, as propostas foram estudadas para um possivel posionamento, os estudantes presentes ligaram para o vereador Lídio, presidente da Comissão de Transporte, para pedir explicações. O vereador, protamente atendeu e disse que em nenhum momento o estudante será prejudicado: " É de interesse do poder público manter este benefício, que é um direito adquirido do estudante, não vamos adimitir politicagem e sim regulamentar a lei que garante o passe do estudante". o vereador ainda marcou uma reunião para hoje na Câmara Municipal às 11:30 da manhã."Vamos nos organizar e lutar por esse direito que é nosso desde 1993", diz Junior Khol presidente do DCE da Uniderp.
Ainda no encontro das lideranças, estiverem presentes: Karol Mendes, presidente do Conselho Municipal de Juventude, Juliano Gosgoz presidente da Juventude do PMDB, Willians Zandona da UCE (União Campo-grandense de Estudantes), Anderson Ribeiro presidente da União Estadual dos Estudantes, e vários outros representantes dos DCE's da Capital."Queremos a regulamentação da lei, manter os estudantes que já possuem este benefício e ainda, que o passe também possa ser feito no meio do ano", comenta Anderson presidente da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso do Sul.
mmm
A lei, estipula que 9% dos estudantes tenham direito ao passe, e que a data limite de cadastro seja no dia 10 de março, o que em quase todas as situações é inviável.Concordamos com a proposta de uma campanha de concientização, para que os estudantes optem por escolas em seu bairro ou região, em detrimento do excesso de matrículas verificadas nas grandes escolas do centro da cidade, o que congestiona o sistema de transporte nos horários de pico, ressalvando-se aí, os estudantes que trabalham ou fazem curso em outros horários. Somos favoráveis ao diálogo, mas se necessário for, iremos às ruas!
m
m
m
m
m
Aline Leque - Diretora de Comunicação da União Estadual dos Estudantes de MS

terça-feira, 27 de outubro de 2009

UEE-MS se posiciona contra a redução do Passe livre a Estudantes de Escolas particulares.


Com insatisfação, a diretoria da UEE-MS, tomou conhecimento sobre a hipótese de retirada do passe gratuíto aos estudantes de escolas particulares.
Nesta Terça-feira, 27/10, na Sessão do Conselho Municipal de Juventude, onde a UEE-MS é membro, com dois representantes, o Presidente Anderson Ribeiro e o Diretor de Políticas de Juventude, Maicon Nogueira, deliberou-se uma reunião entre os Representantes dos Estudantes, ou seja, DCE's e Grêmios Estudantis e o poder público para discutir este tema tão polêmico.
A UEE-MS declara que de forma alguma, os estudantes, serão favoráveis à diminuição de um direito adquirido desde 1993.
Ainda que sejam, essas gratuidades, a razão para o aumento do valor da passagem em Campo Grande, deve o Poder Público verificar se não existem gratuidades em demasia, como por exemplo líderes de bairro com gratuidade, carteiros, policiais, bombeiros, e o estudante não pode ser o único penalizado nesta situação.
Concordamos com a proposta de uma campanha de concientização, para que os estudantes optem por escolas em seu bairro ou região, em detrimento do excesso de matrículas verificadas nas grandes escolas do centro da cidade, o que congestiona o sistema de transporte nos horários de pico, resslavando-se aí, os estudantes que trabalham ou fazem curso em outros horários.


Sendo assim, a União Estadual dos Estudantes, já entrou em contato com a UCE ( União Campograndense de Estudantes) que representa os secundaristas da capital, para junto com os DCE's e Grêmios estudantis, encontrarem junto ao poder público uma saída, que não prejudique aos usuários pagantes e principalmente aos estudantes, ressaltando em nosso caso, os universitários que em sua grande maioria, pagam mensalidades altas nas faculdades e universidades, somando-se os altos valores do material didático. Inserir mais o valor da passagem do deslocamento até a Instituição, seria inconcebível nos tempos atuais.
Ressalto que em hipótese nenhuma o Movimento Estudantil Universitário aceitará a exclusão destes alunos no benefício que é direito adquirido!



Estamos em contato com a UNE (União Nacional dos Estudantes) nossa representação maior e tomaremos as medidas cabíveis no caso de alguma medida forçada por parte do poder público, somos favoráveis ao diálogo, mas se necessário for, iremos às ruas!


da Redação

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

UEE-MS inicia o Processo Eleitoral na Anhanguera/UNAES




Nesta Semana o Presidente da União Estadual dos Estudantes de MS, Anderson Ribeiro e a Diretora de Comunicação da UEE-MS, Aline Leque, estiveram em reunião com o Coordenador de Extensão e Desporto da Anhanguera/UNAES, Profº Robson Ribeiro, onde foi iniciado processo eleitoral para o DCE da Anhanguera, após a Assembléia que deu início ao processo, nesta quinta-feira, foi divulgado a Convocação para a Eleição, onde constam as seguintes deliberações:

Dia 28/10 - Prazo Final para Inscrição de Chapas concorrentes;

Dia 05/11 - Data da Eleição nos campus I e II da Anhanguera de Campo Grande;
Não será permitida a utilização de camisetas, caixas de som, festas que identifiquem alguma das chapas concorrentes, sendo permitida a utilização de Bottons de Papel, panfletos, faixas e Cartazes.

As Inscrições de Chapas serão feitas com o Presidente da Comissão Eleitoral, Profº Robson, na Coordenação de Extensão do Campus I, no horário pré-estabelecido na Convocação.

A Comissão Eleitoral será composta pelo Profº Robson, Anderson Ribeiro (Pres. da UEE-MS) e um acadêmico da Anhanguera/UNAES, que não seja componente de nenhuma chapa concorrente ao pleito.

O resultado da Eleição será divulgado ao final do dia de votações!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Presidente da UEE-MS, ministra palestras para Acadêmicos da UNIDERP.


Em menos de uma semana, o Presidente da União Estadual dos Estudantes de MS, Anderson Ribeiro, ministrou palestra para acadêmicos de Nutrição, Odonto, Enfermagem, Fisioterapia e Administração da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP / ANHANGUERA.


O tema abordado em todas as palestras foi o desenvolvimento acadêmico, passando pela motivação estudantil e o trabalho em equipe, através de um clima de descontração e participação dos Estudantes, Anderson Ribeiro conseguiu passar a mensagem a todos os participantes.


" No início fiquei meio surpreso com a idéia de falar para acadêmicos, iniciei com palestras no campus da Agrárias, no ano passado, em seminários e eventos paralelos, desta vez, fui convidado pelas coordenações para fazer o Seminário Integrador, e entre os acadêmicos dos diversos cursos, tivemos a oportunidade de falar para aproximadamente 600 estudantes desta IES." Enfatiza Anderson Ribeiro


Anderson ainda confirma o convite de outras coordenações para que também fale à Acadêmicos de outros cursos, sobre temas semelhantes.


Vale a Pena Conferir!!!


Da Redação.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

UEE-MS, apoia o movimento "Pré-Sal: A UNE a favor do Brasil! "

A UEE-MS, em aprceria com a UNE,e várias UEE's do Brasil, está participando do movimento que defende que 50% do Fundo Social, que será criado com os recursos da exploração do petróleo, sejam investidos na Educação.

Segundo Augusto Chagas, Presidente da UNE, Ainda não se sabe exatamente o quanto em dinheiro poderá ser arrecadado com o Pré-Sal, mas estima-se que o volume poderá multiplicar por 6 (seis) nosso Produto Interno Bruto (PIB), que foi de R$ 2,9 trilhões. Entendemos que com isso o Brasil tem em mãos uma oportunidade ímpar para alavancar um novo desenvolvimento nacional que, na nossa opinião, deve priorizar a elevação da condição de vida do povo brasileiro.

Para Anderson Ribeiro, Presidente da UEE-MS, Esse avanço, representa uma nova era no desenvolvimento do Brasil, em se confirmando um aporte dessa quantia para a Educação, teríamos um melhor aparelhamento das Universidades Públicas, a ampliação das vagas, proporcionando um aumento no número de estudantes universitários, bem como, o investimento no ensino fundamental e médio, proporcionará igualdade de condições entre alunos de escolas públicas e de escolas particulares, quando na disputa por uma vaga numa Federal, mas tudo isso passa principalmente pela melhor remuneração dos professores, pela capacitação adequada aos mesmos e pela melhoria nas condições de aprendizado aos estudantes do ensino secundarista, com cursos preparatórios ao vestibular e ao ENEM, por exemplo.

"Estamos junto com a UNE em mais esta batalha, temos convicção de que o Presidente Lula irá analisar essa solicitação, e se Deus quiser, teremos 50% deste Fundo Social, destinados à Educação, que é um ponto tão delicado de nosso País." Declarou Anderson.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Em Brasília, UNE defende 50% do Pré-sal para a Educação

Augusto Chagas, presidente da UNE, participou nesta terça-feira, 29, de reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) para debater o Pré-Sal e o Novo Padrão de Desenvolvimento. No evento foram discutidos desafios e oportunidades gerados pela exploração do petróleo nas camadas mais profundas.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, fez uma apresentação sobre o tema, mencionando as diretrizes definidas pelo governo para tratar a questão do pré-sal, tais como assegurar que a renda do petróleo fique com o povo e o Estado brasileiro; que o Brasil seja um produtor e não um mero importador de máquinas e equipamentos e ainda a consciência de como deverão ser gastos os recursos da exploração do Pré-sal.

“Não podemos achar que estamos imensamente ricos e sair por aí desperdiçando os recursos, temos de apostar basicamente no futuro”, disse a Dilma Roussef, afirmando que os recursos deverão ser investidos nas áreas sociais, como a Educação. E concluiu: “com base nessas três diretrizes, estamos definindo como vamos enfrentar o desafio que é transformar riqueza material em riqueza física, em riqueza social e humana”.

O presidente da UNE, Augusto Chagas, presente no encontro do Conselho, ouviu as propostas e teve a oportunidade de expor as demandas da entidade, que elegeu a Educação como o foco principal. “Reproduzi nossa opinião quanto: a criação do fundo social – do qual 50% deverá destinado à Educação-, e a defesa de um novo marco regulatório que garanta que a riqueza seja controlada pelo Estado”, disse Chagas, mencionando que o debate foi aberto e que a ministra demonstrou um nível de compromisso com as pautas dos estudantes.

Augusto Chagas aproveitou e antecipou a campanha que a UNE lançará oficialmente dia 13 de outubro, reivindicando que 50% dos recursos do Fundo Social vindos do Pré-sal sejam aplicados na Educação.

Leia o que foi publicado na
Agência Brasil sobre a campanha da UNE em Brasília.


Da Redação, com informações da Agência Brasil.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Programação 1ª Semana Municipal da Juventude

*20/09/09 (Domingo) - 19hCulto de Abertura da Semana da Juventude Igreja Presbiteriana Renovada CentralAv. Fernando Correia da Costa 388 Centro
*21/09/09 (Segunda-Feira) - 09hAtividade Sócio-Cultural Escola Estadual Teotônio VilelaAv. Sousa Lima 506 Bairro Universitário
*22/09/09 (Terça-Feira) - 09hLançamento Frente Parlamentar de JuventudeRua Ricardo Brandão 1.600 Jatiuka Park
*22/09/09 (Terça-Feira) - 19hEncontro de Jovens Advogados na sede OAB/MSAvenida Mato Grosso, 4700
*23/09/09 (Quarta-Feira) - 13hEncontro de Redes Jovens Pontão de Cultura GuaicuruRua 13 de Maio 727 Vila Santa Dorothéia
*23/09/09 (Quarta-Feira) - 17h Debate: Perspectivas e Desafios das Juventudes Partidárias em Campo GrandePlenarinho Câmara Municipal de VereadoresRua Ricardo Brandão 1.600 Jatiuka Park
*23/09/09 (Quarta-Feira) - 19hBate Papo Empreendedor Associação ComercialRua 15 de Novembro 390 Centro
*24/09/09 (Quinta-Feira) - 09hEncontro de Conselhos e Gestores de Juventude na Assembléia LegislativaPalácio GuaicurusParque dos Poderes Bloco 9
*24/09/09 (Quinta-Feira) - 15hLançamento Cine Juventude no Pontão de Cultura GuaicuruRua 13 de Maio 727 Vila Santa Dorothéia
*24/09/09 (Quinta-Feira) - 19hSarau dos AmigosRua Elvira Matos de Oliveira 927 Bairro Universitário
*25/09/09 (Sexta-Feira) - 09hVisita ao Centro Recomeçando
*25/09/09 (Sexta-Feira) - 14hEspaço de Conversação: Juventude e Diversidade Sexual na Casa da CidadaniaRua Mal Rondon 713 Centro
*26/09/09 (Sábado) - 9hConstrução da Bandeira da Juventude de Campo GrandePraça Ary Coelho
*26/09/09 (Sábado) -18hCulto da Juventude na Igreja Comunidade Sara Nossa Terra
26/09/09 (Sábado) - 19hReunião ROTARACT Casa da AmizadeRua Eduardo Santos Pereira 2328 Vila Célia
*26/09/09 (Sábado) - 19h Culto da JuventudeIgreja Comunidade Sara Nossa TerraRua Eduardo Machado Mettelo Q8 Lote 10X Chacára Cachoeira
*26/09/09 (Sábado) - 19hCulto da Juventude Igreja Evangélica de Campo GrandeRua 14 de Julho 2706 Centro
*27/09/09 (Domingo) - 19hMissa da Juventude Igreja Santo AntônioRua 15 de Novembro Centro

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

UEE-MS PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DA JUVENTUDE

Durante a comemoração da Semana Nacional de Juventude, comemorada dos dais 20 à 27 de Setembro, várias atrações e eventos marcarão a agenda de Campo Grande, dentre elas a realização a Reunião do Pleno da Diretoria da UEE-MS e dos Presidentes de DCE's, para a discussão dos desafios e perspectivas do Movimento Estudantil Sul-matogrossense.
A data já está definida para o dia 25/09, uma sexta-feira, o local ainda está em definição com o Presidente da UEE-MS, Anderson Ribeiro, que informa que a reunião ocorrerá na Câmara Municipal de Campo Grande ou no Campus I da Anhanguera, na Capital.
Maiores informações, ainda nesta semana, aqui pelo Blog em nosso Site!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DIRETORIA DA UEE-MS, SE PREPARA PARA O CONGRESSO DA UEMS

A Diretoria Executiva da UEE-MS, está nos preparativos para o Congressod a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, a ser realizado nos dias 5 à 7 de Setembro, na cidade de Amambai,MS.

Segundo o Presidente da UEE-MS, Anderson Ribeiro, os diretores da UEE-MS e dos DCE's estão animados em participar deste Congresso que irá reunir Estudantes de todas as Unidades da UEMS no estado, " será um momento de interação entre os estudantes sul-matogrossenses, que aproveitarão o evento para trocar experiências e idéias de Gestão Estudantil.", enfatizou Anderson.

Para maiores informações, consulte o blog do DCE UEMS.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

14° Congresso Universitário: DCE/UEMS



Maiores informações AQUI.

Vem aí o 3º Ciclo de Palestras do CALUFE



PARTICIPE, VAGAS LIMITADAS!!!!!

A UNE somos nós, nossa força e nossa voz!


Não por acaso o auditório da Câmara dos Deputados foi escolhido para a realização da posse da nova diretoria da entidade. A idéia de realizar o ato na Câmara teve o objetivo de sensibilizar os parlamentares para a aprovação de três Projetos de Lei prioritários para a nova gestão.
Estão em tramitação na casa os PLs: da Reforma Universitária da UNE, da reconstrução da sede da entidade no Rio de Janeiro e da regulamentação da meia entrada. Confira as saudações de algumas personalidades presentes à nova diretoria da UNE e o reconhecimento da importância da entidade.

Beto Cury, Secretário Nacional de Juventude
“Reafirmo os compromissos que construímos ao longo dos últimos anos com a Secretaria. Falar da UNE na história recente do país é falar do ‘petróleo é nosso’, da luta pela resistência à ditadura, é falar dos caras-pintadas e mais atualmente é falar da luta pela Reforma Universitária, pela criação do ProUni, da luta pela melhoria da qualidade da educação. Em resumo, não tem como se falar da luta político-social no Brasil nos últimos 70 anos sem mencionar a UNE”

Dr. Francisco, Secretário de gestão do trabalho e da educação, representando o Ministério da Saúde.
“Foi uma experiência muito interessante para o Ministério ter participado da caravana da Saúde, realizada no ano passado. Continuaremos trabalhando junto com os estudantes por esse grande projeto social de inclusão que é nosso SUS”.

Wadson Ribeiro, Secretário executivo do Ministério dos Esportes
“A UNE tem uma relação de autonomia, o que não significa neutralidade. A entidade sempre escolhe um lado: o lado do povo.”

Deputados

Aldo Rebelo (PC do B-SP) – ex-presidente da UNE
“A UNE cumpre com esse ato uma parte de sua trajetória de lutas e compromissos com o povo brasileiro e com nosso país. É preciso ter compromissos históricos, como tem a UNE”.

Arlindo Chinaglia (PT/SP)
“A UNE foi fundamental na luta pela redemocratização do país. Felizmente hoje as condições mudaram”.

Chico Alencar (PSOL/RJ)
“Não há possibilidade de país sem estudante consciente. A UNE tem o compromisso de portar a esperança”.

Claudio Vignatti (PT/SC) - relator do projeto que libera recursos para a reconstrução do prédio da UNE
“As críticas sofridas agora (pela mídia) só mostram que a entidade está no caminho certo. A UNE é uma grande parceira da sociedade Brasileira e poderá contar com o parlamento brasileiro. Esperamos que o projeto para a reconstrução da sede da entidade no Rio de Janeiro seja aprovado com unanimidade”.

Manuela D’Ávila (PC do B/RS)
“Realizar o ato de transição aqui na Câmara mostra a coragem da UNE, que não tem medo do debate. É tempo de novos desafios para os estudantes aprofundarem a democracia”.

Michel Temer (PMDB/SP)
“A luta estudantil é muito antiga e sempre teve muito êxito. Participei intensamente do movimento estudantil quando entrei na faculdade de direito. A pluralidade dessa gestão da UNE é muito boa, pois todos os segmentos podem se achar representados”. Ele deixa uma mensagem aos estudantes: “não deixem de participar da vida pública. Tem que haver sempre uma renovação”.


Senadores

Inácio Arruda (PC do B/CE)
“A UNE é uma das únicas entidades sociais que nunca se deixa dobrar. E faz de sua luta, a luta do povo brasileiro”.

Roberto Cavalcanti (PRB/PB)
“A UNE, entidade que tem o perfil de lutas, confirma a história do Brasil”.

João Pedro (PT/AM)
“A história da UNE se confunde com a história do próprio povo brasileiro
”.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

UNE 2009/2011 : avanço nas mudanças


O evento que oficializa a chegada da diretoria da UNE para o biênio 2009-2011 foi marcado pela pluralidade.
Parecia uma quarta-feira comum na Câmara dos Deputados, mas um clima de agitação e ansiedade era sentido nos corredores que ligam os anexos. Estudantes de diferentes regiões do país e, especialmente a juventude do Distrito Federal, se mobilizaram para assistir a posse oficial de Augusto Chagas, novo presidente da União Nacional dos Estudantes eleito no último Congresso da entidade.
Parlamentares de grande parte das legendas existentes hoje no Congresso Nacional também prestigiaram o ato de posse. Além deles, marcaram presença no Auditório Freitas Nobre dirigentes de diversos partidos políticos e de movimentos sociais, assim como nomes que representavam os ministérios da Educação, Saúde e Esportes. O evento que oficializa a chegada da diretoria da UNE para o biênio 2009-2011 foi marcado pela pluralidade.
E não é para menos. “A UNE tem um DNA de lutas. A entidade sempre chama para si a responsabilidade de batalhar pelas transformações que o país precisa”, bradou Augusto Chagas.
Ao se manifestarem, muitos dos senadores, deputados e dirigentes aproveitaram a oportunidade para revisitar fatos marcantes da trajetória da UNE ao longo de seus 72 anos de fundação. Declarações que lembraram a história de lutas, de conquistas e evidenciaram sua importância e influência na sociedade. Veículos da imprensa também registraram o evento, tais como: Agência Câmara, Senado, Rede Amazônica, Portal G1 e Folha de S. Paulo.
Confira matéria completa ainda hoje, 13 de agosto, no EstudanteNet e saiba o que os parlamentares pensam da UNE. Veja abaixo os nomes que compõem a nova diretoria da UNE:


Presidente: Augusto Chagas
Vice-Presidente: Tiago Ventura
Secretaria Geral: Antonio da Silva
Diretor de Comunicação: Marcela Rodrigues
Diretor de Relações Internacionais: Daniel Iliescu
Primeiro Diretor de Relações Internacionais: Lucelio de Moura
Diretor de Relações Institucionais: Andre Vitral
Diretores de Políticas Educacionais: Wallison Brandão Primeiro e Lais Gouveia
Diretor de Movimentos Sociais: Vitor Lucena
Diretor de Escolas Particulares: Joanna Parolli
Diretor de Cultura: Fellipe Redó
Diretor Jurídico: Luis Felipe Maciel
Diretor de Desporto Universitário: Emival Dalat

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Centro Acadêmico de Psicologia da UCDB é o mais novo parceiro da UEE-MS

O Curso de Psicologia da UCDB, tradicional pela qualidade de seus profissionais, agora é um dos parceiros da UEE-MS, somando-se aos DCE's e CA's dos mais variados cursos das IES do nosso Estado.
Segundo o Presidente da UEE-MS, Anderson Ribeiro, é ótimo saber que o Curso de Psicologia da UCDB, está organizado e tem até um blog. " Gostei de ver o trabalho realizado por aqueles acadêmicos, recebi o convite para conhecer o Blog e achei interessante, sugiro aos Estudantes que conheçam também e se utilizem desta ferramenta de comunicação, Parabéns ao Acadêmicos da UCDB, pela brilhante iniciativa".

Quem quiser conhecer o Blog, basta clicar aqui.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O estudante da USP Augusto Chagas é o novo presidente da UNE


No Congresso mais representativo de sua história, a União Nacional dos Estudantes elegeu o paulistano Augusto Chagas, de 27 anos, são paulino declarado e fã de Telê Santana, estudante de sistemas de informação da Universidade de São Paulo (USP-Campus Leste). Augusto estará à frente de uma das mais importantes e tradicionais organizações da sociedade civil brasileira no próximo biênio.A partir desse domingo (19), ele passa a figurar entre o seleto grupo dos que chegaram à presidência da UNE, nomes peso-pesado como José Serra, Aldo Arantes, Aldo Rebelo, Lindberg Farias e Orlando Silva Jr.O novo presidente foi eleito com 71,8% dos votos pela chapa "Avançar nas mudanças" formada pelas forças Juventude Popular Socialista (JPS), Kizomba, Mudança, Mutirão e União da Juventude Socialista (UJS) e terá o compromisso de aprovar o Projeto de Lei da Reforma Universitária elaborado por estudantes de todo o Brasil em tramitação na Câmara dos Deputados, ver reerguida a nova sede da UNE na Praia do Flamengo e encampar a luta por mais acesso a universidade, ampliação do Programa Universidade para Todos (ProUni), pelo combate ao neoliberalismo, pela diminuição das desigualdades e distribuição de renda. "O Brasil vive um período em que os avanços democráticos são concretos e possíveis", avalia Augusto.Augusto atribui ao fato de ter tido contato com o movimento estudantil no primeiro ano de faculdade aos 19 anos a ampliação de sua visão sobre o mundo. "Fazer parte do movimento estudantil é como cursar uma segunda universidade. É um espaço que favorece a formação humanista, de cidadão crítico e comprometido com seu papel na sociedade e na transformação do Brasil".Nascido na capital paulista, Augusto morou em Rio Claro, interior do estado, onde presidiu o Diretório Acadêmico da Unesp-Rio Claro e o DCE da UNESP/Fatec e, por duas vezes, foi presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) nas gestões 2005-2007 e 2007-2009.Com a experiência de quem esteve a frente da entidade que representa os universitários paulistas, ele sinaliza a radicalização nas pressões por mudanças no país, mobilizando um número cada vez maior de estudantes de diferentes linhas de pensamento para a lutas da UNE."Somos parte de uma nova era que discuti os avanços do Brasil, os avanços na educação e levantamos a bandeira do movimento estudantil, porque a UNE é parte de tudo isso e essa nova gestão, com Augusto presidente vai continuar a luta da entidade, que é uma luta história", disse Lúcia Stumpf, que passou o cargo neste domingo a Augusto.À frente da UNE, Augusto é consciente da responsabilidade que tem em mãos e sonha com em fazer a União Nacional dos Estudantes do tamanho do país.
O 51º Congresso da UNE aconteceu em Brasília, entre os dias 15 a 19 de julho, e reuniu cerca de 10 mil pessoas, sendo mais de 5 mil delegados com direito a voto, eleitos em 92% das instituições de ensino superior do Brasil.

TV Estadão: Presidente da UNE fala sobre o que será prioridade na sua gestão


Augusto Chagas comenta o papel da entidade nas eleições de 2010, a luta para que os recursos do Pré-sal sejam destinados para a Educação e as mobilizações pela aprovação do PL de Reforma Universitária da UNE


O recém eleito presidente da UNE, Augusto Chagas foi o entrevistado da TV Estadão, canal do jornal O Estado de São Paulo na última sexta-feira (24) para falar sobre quais serão as principais ações da entidade nos próximos dois anos.
Durante a entrevista de vinte minutos de duração, Augusto reafirma que a luta para ver aprovado o Projeto de Lei de Reforma Universitária, elaborado por estudantes.
Outro ponto debatido na entrevista com os jornalistas Pedro Venceslau e Renata Cafardo, o presidente da UNE ressaltou o papel da entidade nas eleições de 2010. "A UNE não tem tradição de defender candidaturas, não tem compromisso com partidos políticos. A UNE sempre participou dos grandes debates e isso, pretendemos fazer. Vamos participar do debate da eleição presidencial, das discussões sobre o futuro do Brasil. Faremos isso apresentando nossa plataforma nas universidades em caravana, debatendo nossas idéias e submetê-las a um plebiscito nacional. O próximo passo será apresentar nossas demandas aos candidatos que vão se comprometer com a pauta dos estudantes. É dessa maneira que nós pretendemos nos envolver nas próximas eleições".

Assista a entrevista na integra: parte 1 parte 2

Fonte: Site UNE

51º CONUNE




Saiba de tudo o que aconteceu durante o 51º CONUNE em Brasília, acessando nosso profile no orkut. cllique aqui.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Reunião Final da Delegação da UNIDERP acontece hoje no DCE.

Reunirão-se hoje, apartir das 19:00hs no DCE da UNIDERP, os delegados e suplentes participantes do 51º CONUNE.
A Reunião será em virtude dos acertos dos últimos detalhes da viagem e informações gerais sobre o Congresso.

A Reunião se fará, a pedido do presidente do DCE-UNIDERP Júnior Kohl, e contará com a presença maciça dos 20 representantes da UNIDERP,s endo os de Campo Grande e o Representante de Rio Verde de MT., Odeir Rogério, também diretor da UEE-MS.

A Delegação parte nesta Terça-Feira, 14/07, às 17hs, da UFMS.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

HUMOR DO MOMENTO!!!



Estudantes cariocas elegem Flávia Calé presidente da UEE-RJ

A estudante de história da UFRJ, Flávia Cale foi eleita presidente da entidade com 79% dos votos

O 15º Congresso da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) relizado em Volta Redonda entre os dias 3 e 5 de julho levou estudantes de todo o estado aos debates em torno de bandeiras de Assistência Estudantil, Estatuto da entidade.

Diversos temas foram discutidos no evento, entre eles: Segurança Pública e Direitos Humanos, a Legalização das Drogas, o Pré-Sal, a Crise do Capitalismo e o Projeto de Nacional Desenvolvimento. Além disso, os estudantes elegeram a próxima executiva da entidade.

Em Plenária final realizada no domingo, a estudante de história da UFRJ, Flávia Cale foi eleita presidente da entidade com 79% dos votos. A cidade que sediou o Congresso é conhecida como a cidade do aço por abrigar a Companhia Siderúrgica Nacional, e teve participação de doze correntes políticas organizadas no movimento estudantil fluminense.


A Diretoria da UEE-MS, deseja Sucesso para a nova gestão da UEE-RJ, nesta nova trajetória.

Fonte: UNE

Confira a programação do 51º CONUNE

Serão mais de 20 mesas debatendo diversos temas de interesse dos brasileiros

Entre os dias 15 de julho e 19 de julho, a cidade de Brasília sediará 51º Congresso da UNE (CONUNE). Durante os cinco dias, a entidade espera reunir cerca de 10 mil estudantes, entre delegados (eleitos nas universidades), observadores credenciados, personalidades políticas e convidados, reunidos em torno de uma ampla programação de debates, painéis, plenárias, passeatas, além de diversas atividades culturais. Saiba o que te espera por lá:
Para a mesa de abertura que debaterá o projeto nacional de desenvolvimento e a crise mundial, foram convidados a vereadora de Maceió e presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, o deputado federal do PSB, Ciro Gomes, o deputado federal do PCdoB, Aldo Rebelo, o deputado federal e secretário geral do PT, José Eduardo Cardozo e Dilma Roussef, Ministra da Casa Civil.
Serão mais de 20 mesas debatendo diversos temas de interesse dos brasileiros, entre eles: O protagonismo da Juventude Brasileira, 30 anos de anistia no Brasil; Meio ambiente e desenvolvimento sustentável; democratização dos meios de comunicação; a reforma universitária da UNE; políticas publicas de cultura e lei rouanet; cultura digital, direito da mulher, entre outros.
Diversas figuras públicas estarão presentes no 51º Congresso da UNE. Já estão confirmados os nomes de Orlando Silva, Ministro dos Esportes, Beto Cury, Secretário Nacional da Juventude; representantes do Ministério do Meio Ambiente; das Relações Exteriores; da Saúde, Temporão; da Justiça; o músico Marcelo Yuca; entre outros não menos importantes: Veja a programação na íntegra (sujeita a mudanças).

Confira a programação, sujeita a alterações*.

* As entidades convidadas podem alterar o dia e horário de suas participações, portanto fique atento e acompanhe as atualizações da programação do 51º Congresso da UNE.

Fonte: UNE

Programação cultural do 51º já está confirmada

Além dos ambientes de debates no 51º Congresso da UNE, durante a noite os participantes poderão curtir shows de diversos estilos musicais. Na quinta, Leci Brandão e Móveis Coloniais agitarão a galera no teatro de arena da UnB. Na sexta, a banda fora de si, Edson Gomes e o rapper Gog farão a festa no camping show, próximo ao albergue da juventude. E para finalizar, no sábado a banda Chimarruts animará a todos ao som do regaae e a banda Pé de Cerrado ao som do forró.

Todos os shows são gratuitos e abertos ao público, a partir das 22h



Leci Brandão:A primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira. Em 1973 o crítico musical e jornalista Sérgio Cabral, descobriu Leci e a convidou para gravar um disco. De lá até aqui foram 23 discos e várias compilações em vinte e nove anos de carreira. Durante cinco anos Leci ficou sem gravar por absoluta questão política. As gravadoras não aceitavam suas canções marcadas pelas letras sociais. Ela cantou a defesa das minorias (todas elas), era convocada para cantar em todos os eventos afinados com sindicalistas, estudantes, índios, prostitutas, gays, partidos de esquerda, movimentos de mulheres e principalmente o Movimento Negro. Nos últimos quinze anos todos os discos de Leci contêm uma faixa falando do assunto de forma direta, transparente e apaixonada. É a cantora das comunidades e sente muito orgulho por isto.






Móveis Coloniais:Em 1998 a banda Móveis Coloniais de Acaju surgiu com ideais que se confundem a outras bandas. Um grupo de jovens amigos que buscavam uma sonoridade singular, diversão e, quem sabe, o sucesso. É considerada por muitos a mais importante banda independente do Brasil.










Rapper Gog:No ano de 1990 recebeu convite do DJ Leandronik para participar da coletânea "Rap Ataca", do Selo Kaskata’s, e gravou a música "A Vida", sua primeira gravação oficial.Em 1992, em parceria com o Selo de Rap Discovery lançou o compilado "Peso Pesado" e meu nome passa a ser mais conhecido pelo país.









Chimarruts:A banda gaúcha de Porte Alegre foi criada em 2000 por oito amigos que se reuniam para cantar e tocar violão. É formada por Rafa e Tati nos vocais, Nê nos vocais e flauta, Sander e Rodrigo Maciel nas guitarras, Diego na bateria, Vinícius na percussão e Emerson (Alemão) no baixo.







Pé de Cerrado:Uma grande banda de forro da região centro oeste que está emplacando.







Banda Fora de Si:Banda de Brasília que já tocou em diversos lugares da cidade, é muito conhecida entre os jovens amantes da música popular brasileira.








Edson Gomes:Em 1988, gravou o disco Reggae e Resistência, de onde saiu seu primeiro hit nacional: a romântica Samarina. Nesse trabalho já estava delineado seu estilo: um roots reggae engajado, profundamente inspirado por Bob Marley e Jimmy Cliff. Foi o primeiro disco lançado pela EMI (Electric and Musical Industries Ltd). Seu trabalho mais recente é Ao Vivo em Salvador, seu primeiro CD e DVD ao vivo, registro de um show no parque aquático Wet'n'Wild de Salvador, Bahia, em dezembro de 2005.
Fonte: UNE

sexta-feira, 3 de julho de 2009

UNE se prepara para o Congresso mais representativo de sua história


Serão mais de 5 mil delegados, representando 90% das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil


Há meses, estudantes de todo o país estão mobilizados para construir o maior fórum de deliberações do movimento estudantil: o 51º Congresso da UNE. As vésperas do CONUNE o que se percebe é que a missão foi cumprida: mais de 5 mil jovens foram eleitos delegados que representarão 90% das Instituições de Ensino Superior de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Foram 2 300 eleições diretas nas instituições, sendo que em Pernambuco, Alagoas, Goiás, Santa Catarina e Amapá todas as universidades e faculdades participaram do processo eleitoral.
Toda essa galera se reunirá, pela 51ª vez, entre os dias 15 e 19 de julho na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. Cerca de 10 mil jovens de todas as regiões participarão do maior encontro organizado da juventude brasileira. O Congresso vai eleger a nova diretoria da entidade, definindo seus rumos para os próximos dois anos.
Durante os cinco dias de Congresso, os participantes terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do movimento estudantil, avaliar o papel do governo e dos movimentos sociais perante o cenário da educação, pensar a crise financeira mundial e discutir sobre deve ser prioridade na construção do Brasil que queremos.
Além dos delegados (estudantes eleitos nas universidades), participarão observadores credenciados, além personalidades políticas e convidados. A programação do CONUNE inclui debates, painéis, plenárias, atos públicos, passeatas e diversas atividades culturais.


Fonte: Site UNE

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Diretório Central dos e das Estudantes da UEMS, lança seu Blog


Confira osMembros da Gestão 2008/2009 - "Unificar para Avançar"



Presidente: Elizangela Ximenes de Oliveira - Curso: Letras/Espanhol, Unidade de Dourados
Vice-Presidente: Luana Cândida Carvalho - Curso de Direito, Unidade de Paranaíba
Coordenadora Financeira: Cintia Paula dos Santos - Curso: Letras/Inglês, Unidade de Dourados
Coordenador Administrativo: Peres Antonio Mello Souza - Curso de Física, Unidade de Dourados
Coordenador Político: William Veiga Alves. - Curso de Direito, Unidade de Dourados
Coordenador de Cultura e esporte: Francisco Aris "Kiko", Curso de História, Unidade de Amambai
Diretor Central: Carlos Alexandre Herreira - Curso de Direito, Unidade de Dourados
Diretor Regional Norte: Marcoflex A. F. - Curso de Ciências Biológicas, Unidade de Coxim


O Endereço do Blog está em nossa seção de links, ou se preferir pode clicar aqui


A Diretoria da UEE-MS, deseja Sucesso aos Diretores do DCE UEMS, contem conosco!!!!

terça-feira, 30 de junho de 2009

Luiza Lafetá: a nova presidente da UEE-Minas




O 41º Congresso da UEE de Minas Gerais elege a nova executiva e comemora os 10 anos de reconstrução da entidadeO 41º Congresso da UEE-Minas aconteceu neste último final de semana (26, 27 e 28 de junho) na Universidade Federal de Viçosa, mobilizou 700 estudantes e elegeu a nova diretoria da entidade. A estudante de História da Universidade Federal de Ouro Preto, Luiza Lafetá foi eleita para presidir a entidade na próxima gestão.O congresso também realizou um ato político de comemoração aos 10 anos de reconstrução da entidade. Diversas mesas de debates discutiram temas como a Crise Econômica Mundial: Desafios e Oportunidades para o Brasil e para Minas e a Educação Superior em Minas e os desafios da Conferencia Nacional de Educação."Serão muitos desafios nesses próximos dois anos. A luta para ter nossa sede de volta é uma das mais importantes. Num momento em que, no plano nacional, o governo reconhece sua obrigação em reparar erros do passado, isso tem que repercutir nos estados também", disse Luiza.O movimento estudantil mineiro tem ainda outros motivos para muitas mobilizações, a começar pela efetiva estadualização da UEMG, que fora da capital cobra mensalidades. "Conquistar a gratuidade da Universidade Estadual de Minas Gerais no interior será uma importante batalha. Assim como a luta pela construção do restaurante universitário na Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros)", conclui. O congresso ainda convocou um Conselho Estadual de Entidades de Base para reformar o estatuto da UEE-MG.O evento encerrou com o lançamento da campanha "Nossa História ninguém apaga" pela reconquista da sede da UEE e UCMG em Belo Horizonte tomada pela repressão na ditadura.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Credenciamento dos Delegados do 51º CONUNE

De pé: Júnior Kohl, Artur D'ámico, Waldeli Vaneli, Karla, Carol e Patrícia
Sentados: Anderson Ribeiro, André Vitral e Lucas Bertolassi


Durante este Domingo, 28/06, na UNIDERP, campus I, aconteceu o credenciamento dos delegados para o 51 º CONUNE.



A Equipe dos DCE's da UNIDERP, UCDB, ESTÁCIO DE SÁ, UFMS, da UEE-MS e da UNE, componentes da Mesa de Credenciamento, receberam Atas de todo o Estado.



A Promessa é de que neste Congresso, Mato Grosso do Sul, tenha a maior delegação da sua história em congressos da UNE.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

41º Congresso da UEE-Minas começa nesta sexta (26)


Além de eleger a nova executiva, o Congresso também comemora os 10 anos de reconstrução da entidade


Tem início nesta sexta (26) e se estende até domingo (28) de junho na Universidade Federal de Viçosa, o 41º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-Minas). O congresso também comemorará os 10 anos de reconstrução da entidade.
O congresso elegerá a próxima gestão da entidade. Ainda hoje chegam as delegações e para o credenciamento. No Congresso serão discutidos a Crise Econômica Mundial: Desafios e Oportunidades para o Brasil e para Minas e a Educação Superior em Minas e os desafios da Conferencia Nacional de Educação.
O evento encerra com Ato de comemoração dos 10 anos de reconstrução da UEE Minas e lançamento da campanha pela reconquista da sede da UEE e UCMG – Nossa História ninguém apaga.
Fonte: UNE

Uniderp sediará Credenciamento de Delegados do 51º CONUNE


Será neste Domingo, 28/06, na UNIDERP, campus I (Ceará), o credenciamento dos delegados participantes do 51º CONUNE.

DCE's e Comissões de 10 estarão apresentando suas atas de delegados, à Comissão Credenciadora, q ue estará na UNIDERP, no período previsto das 08:00 às 17:00hs.


Agradecimentos à Diretoria do DCE/UNIDERP, na pessoa de seu Presidente Júnior Kohl, por receber a Comissão Credenciadora.


Humor do Momento


Merchandising

Universidades darão cursos a presidiários em MS

Secretário de Justiça com representantes da OAB e da UNIDERP-ANHANGUERA


A participação da sociedade civil para ajudar a minimizar o endêmico problema de superlotação do sistema carcerário e também na ressocialização de detentos, proposta da OAB de Mato Grosso do Sul, inédita no país, começa a dar frutos. Integrantes do curso de Agronomia da Uniderp-Anhanguera vão ensinar internos da Colônia Penal de Campo Grande práticas de agricultura, manejo de pequenos animais e até piscicultura. O acordo foi firmado ontem na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (foto). E a força-tarefa com participação de acadêmicos para analisar condenações e liberar presos com direito à semi-aberto e quem já cumpriu a pena e tem direito à liberdade, para reduzir a superlotação de presídios, já foi aceita pelo governo e por universidades e só depende agora do aval do Poder Judiciário. Saiba mais clicando aqui em OAB-MS.

Fonte: Marco Eusébio in blog