quinta-feira, 18 de junho de 2009

Tudo Pronto para a Festa Junina da UNIDERP


Considerada uma das maiores festas Universitárias do Centro-Oeste, a UNIDERP promove nesta Sexta-Feira sua Festa Junina.


Além das Atrações deste ano como Thalysson e Tharsila, Renato e Maurício e o grande show de João Carreiro e Capataz, teremos ainda as barracas das Comissões de formatura que este ano prometem surpreender os visitantes com seus quitutes e bebidas.


Este ano a festa promete recorde de público, já que a procura pelos ingressos é grande, segundo o Presidente do DCE/UNIDERP, Edson Kohl Júnior.
iNGRESSOS A VENDA NO DCE/UNIDERP E COM AS COMISSÕES DE FORMATURA PARTICIPANTES

VALE A PENA CONFERIR!!!

STF derruba exigência de diploma para exercício da profissão de jornalista


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (17) derrubar a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. Em plenário, por oito votos a um, os ministros atenderam a um recurso protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que pediam a extinção da obrigatoriedade do diploma. O recurso contestava uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que determinou a obrigatoriedade do diploma. Para o MPF, o decreto-lei 972/69, que estabelecia as regras para exercício da profissão, é incompatível com a Constituição Federal de 1988.

Relator do processo, o presidente do STF, Gilmar Mendes, concordou com o argumento de que a exigência do diploma não está autorizada pela Constituição. Para ele, o fato de um jornalista ser graduado não significa mais qualidade aos profissionais da área. “A formação específica em cursos de jornalismo não é meio idôneo para evitar eventuais riscos à coletividade ou danos a terceiros.”
Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello seguiram o voto do relator. Único a votar pela exigência do diploma, Marco Aurélio Mello disse que qualquer profissão é passível de erro, mas que o exercício do jornalismo implica uma “salvaguarda”. “Penso que o jornalista deve ter uma formação básica que viabilize sua atividade profissional, que repercute na vida do cidadão em geral”, argumentou Mello. A disputa judicial sobre a constitucionalidade da exigência do diploma começou em 2001, quando a 16ª Vara Federal de São Paulo concedeu liminar (decisão provisória) que suspendeu a obrigatoriedade do diploma para a obtenção de registro profissional. Em 2005, antes de o caso chegar a instâncias superiores, a liminar foi revogada pela 4ª Turma do TRF-3. Em novembro de 2006, no entanto, uma liminar concedida por Gilmar Mendes garantiu o exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão sem possuírem graduação em jornalismo ou mesmo registro no Ministério do Trabalho.


Fonte: Site UOL

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Humor do Momento


Da Série "Cada um com seu Preju!"

33º Congresso da UCE elege novo presidente


Foi realizado na cidade de Joaçaba, nos dias 13 e 14 de Junho, o 33º Congresso da UCE. Os estudantes catarinenses, ali representados pelos delegados de cada Instituição de Ensino Superior do estado, elegeram o acadêmico de direito, Vander Rodermel, o novo presidente da UCE.
Após diversos debates sobre políticas de acesso e permanência de estudantes carentes ao ensino superior, Reforma Universitária da UNE, ampliação com qualidade das universidades públicas e o cenário político estadual, os estudantes puderam também compreender um pouco mais do papel de cada um na União Catarinense dos Estudantes.
Fonte: Blog da UCE.

CAE aprova unificação de fuso horário no Brasil

Projeto que acaba com a diferença de fuso horário no Brasil foi aprovado ontem (16) pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado. A proposta segue para análise da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, em decisão terminativa, e se passar vai á votação em plenário. O projeto unifica o horário em todo o território brasileiro e elimina diferenças de horário em relação à Brasília em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Romaima, Amazônia e Acre. O autor da proposta é o senador amazonense Arthur Virgílio (PSDB).

Fonte: Marco Eusébio in blog / www.marcoeusebio.com.br

Prazo final para inscrição das Comissões de Dez do 51º CONUNE



Está chegando a reta final do processo de mobilização para o 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes. Nesse momento, a atenção aos prazos estipulados pela organização é fundamental para garantir a participação do maior número possível de delegados - estudantes eleitos da mais vasta gama de instituições de ensino superior de todo o país.O calendário agora estipula as datas limites para solucionar problemas de Comissões de 10 duplicadas no sistema, para a convocação de eleições por DCEs credenciados e outros prazos. Veja abaixo o calendário divulgado em circular pela Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO) do 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes: PORTARIA CNECO – nº 03/2009Considerando a proximidade do Congresso e a necessidade de determinar prazos para a convocação e para a realização das eleições, a Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO) do 51º Congresso da UNE comunica:1. Comissões de 10 inscritas e duplicadas até o dia 29/05As Comissões de 10 duplicadas até o dia 29/05 (sexta) têm o prazo de até 05/06/2009 para apresentar à CNECO (via e-mail a unificação dos membros e do calendário eleitoral. Findo este prazo, caso as partes não cheguem a um acordo a CNECO arbitrará a questão, indicando a composição da Comissão de 10 e o calendário eleitoral da IES.2. Comissões de 10 inscritas e duplicadas a partir de 01º de junhoAs IES com mais de uma comissão de dez alunos (C10) inscrita depois de 1º de junho: fica estabelecido o prazo de três dias úteis a partir da duplicação para resolvê-la. Caso as partes não cheguem a um acordo nesse prazo a CNECO arbitrará a questão, indicando a composição da Comissão de 10 e o calendário eleitoral da IES.3. A presença de Centros ou Diretórios Acadêmicos nas C10 é o primeiro critério a ser levado em conta para a decisão da composição válida. Os CAs e DAs que não se credenciaram no 12º CONEB devem enviar por e-mail para a CENCO
51congresso.une@gmail.com


cópia digitalizada da ata de posse, eleição e estatuto dentro dos três dias úteis do prazo estabelecido acima.4. Prazo final para os DCE´s credenciados convocarem as eleições - 05/06 (sexta)Os DCE´s tem até o dia 05/06/2009 (sexta-feira) para comunicar as datas de inscrição e de eleição, sem prejuízo de prazo no calendário eleitoral. Caso não o façam o processo deverá ser conduzido por uma Comissão de 10 estudantes da universidade, que poderá se inscrever a partir de 08/06 (segunda).5. Nos marcos do Regimento do 51º Congresso da UNE, se encerra no dia 17/06 (quarta) as 19h o prazo para inscrição de Comissões de 10. A data limite para a realização das eleições é o dia 26/06 (sexta), de modo que a data limite para a inscrição de chapas é o dia 23/06 (terça).

terça-feira, 16 de junho de 2009

As 2 universidades federais de MS usarão o Enem


Das 55 universidades federais do país, pelo menos 42 usarão o novo Exame Nacional do Ensino Médio de alguma forma para selecionar os seus alunos anunciou o ministro da Educação, Fernando Haddad, em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na noite de hoje. E as duas instituições de MS estão no rol das que aderiram ao Enem. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) adotará o exame neste ano como 1ª fase e para preencher vagas remanescentes. E em 2010, adotará como fase única. E a Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) adotará o Enem em 2009 para preencher vagas remanescentes. São quatro as possibilidades de se utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Veja o vídeo com a íntegra do pronunciamento do ministro clicando aqui em MEC.
Fonte: Site Marco Eusébio in blog, www.marcoeusebio.com.br

Movimento "Da Unidade" elege Carlos Eduardo presidente da UEE-SP


A chapa formada pela UJS, Juventude Pátria Livre, DS, JS-PDT e JMDB obteve 335 votos no Congresso da União Estadual dos Estudantes de São Paulo e elegeu Carlos Eduardo, estudante de filosofia da Universidade São Judas Tadeu, presidente da entidade.Outras três chapas disputaram o fórum máximo da entidade: "MUDE: Sem medo da democracia", composta pelas correntes CNB, Articulação de Esquerda, Mudança e apoiada pela JSB, conquistou 36 votos; "Oposição de Esquerda", com 29 votos e "O estudante é nossa bandeira", ligada à juventude do PSDB, que somou 13 apoiadores. Em seu discurso, Carlos ressaltou a importância da gestão eleita no aniversário de 60 anos da UEE-SP e seu papel em combater o neoliberalismo e lutar pelos direitos dos estudantes. "Nós, nos próximos dois anos, invadiremos as universidades para colocar os filhos da classe trabalhadora dentro delas. Invadiremos cada sala de aula para construir uma UEE combativa, de luta e que vai derrotar José Serra"."O Congresso foi muito politizado, com debates sobre temáticas variadas, e a vitoriosa aliança liderada pelo movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" mostrou que só com a força de amplos setores é possível dar conta dos desafios apresentados para os estudantes paulistas, que são denunciar o autoritarismo do governo Serra e mudar a educação no estado", avalia Augusto Chagas, presidente da UEE-SP até o Congresso.Contados apenas os delegados do movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" (255) formavam 62% do Congresso e a chapa conquistou 13 dos 15 cargos na diretoria executiva. As outras vagas foram obtidas pelo "MUDE" e pela "Oposição de Esquerda".Rumo à vitória no Congresso da UNE"Para o Congresso da UNE nosso objetivo prioritário é manter esse arco de aliança vitorioso na UEE-SP, hoje formado a partir de JPL, DS e JS-PDT, e ampliá-lo para outras forças do campo que compõe o governo Lula e, assim, contribuir para reeleger o projeto liderado por Lula em 2010", avalia Marcelo Gavião, presidente nacional da UJS e coordenador do movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade".

De São Paulo,

Fernando Borgonovi

Festa Junina da Estácio de Sá é adiada

A Festa Junina da Faculdade Estáciod e Sá de Campo Grande, prevista para o dia 20 de Junho, foi adiada.

Novas informações serão repassadas em breve, bem como a nova data da festa, conforme o Presidente do DCE da Estácio de Sá, Bruno Zottos.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ùltimos dias para inscrição das Eleições do Congresso a UNE.

Estamos nos últimos dias para que os DCE's e Comissões de Dez da Faculdades de MS, inscrevam os processos eleitorais que elgem os delegados para o 51º CONUNE, a ser realizado em Brasília no mês de Julho.
Fiquem de olho e acompanhem os prazos no site da UNE.