quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Jogos da UFMS reúnem atletas de 11 municípios

Cerca de 600 alunos-atletas, de 11 municípios, disputam os VI Jogos Universitários Intercâmpus UFMS, de 15 a 18/09

Os alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) disputam, de 15 a 18/09, a 6ª edição dos VI Jogos Universitários Intercâmpus UFMS que irá envolver os campus de 11 municípios: Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os Jogos Universitários Intercâmpus UFMS são disputados nas seguintes modalidades: Atletismo, Basquete, Futsal; Handebol, Judô, Natação, Volei e Xadrez. A expectativa é envolver aproximadamente 600 alunos-atleta dos mais diversos cursos da UFMS e público de cerca de quatro mil pessoas, demonstrando que o esporte na UFMS atravessa um momento de otimismo e prosperidade.

O objetivo dos Jogos Universitários Intercâmpus UFMS não é apenas revelar novos talentos, mas, sim, difundir os valores do esporte e dos jogos universitários. A presença de atletas federadores aumentam os níveis das disputas e são um estímulo para os demais competidores.

"Estimular a participação ativa dos alunos, de forma a permitir a sua continuidade no próprio ambiente da UFMS e contribuir de maneira efetiva para a geração de resultados no rendimento esportivo adotando uma metodologia interativa e vivencial apresentando situações reais, de forma a possibilitar ao aluno participante estabelecer relações de efeitos e causas, de perceber oportunidades de melhoria do trabalho e das relações interpessoais, de aperfeiçoar a ação gerencial e o clima organizacional, e de desenvolver uma visão sistêmica são metas da UFMS", destacou Fábio Brites, coordenador do Jogos.

As equipes são formadas por acadêmicos de diversos cursos e muitas já participaram de campeonatos do calendário do desporto universitário como as Olimpíadas Universitárias.

Fonte: FUEMS

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Estudante sem fiador poderá ter acesso ao Fies


Uma medida provisória publicada nesta quarta-feira (8) vai permitir que os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sejam feitos sem fiador, por meio da criação de um fundo garantidor. O programa financia mensalidades de estudantes matriculados em cursos de ensino superior.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a medida provisória deverá ser regulamentada até o fim de setembro, com regras definidas pelos ministérios da Educação e da Fazenda. A adesão das instituições ao fundo garantidor será voluntária; portanto, o fiador será necessário naquelas que não optarem pelo fundo.

Ainda, de acordo como o ministro, a composição do fundo garantidor será feita a partir do próprio mecanismo de financiamento. De cada título emitido pelo Fies a favor da instituição, será destacada uma parcela para o fundo garantidor.

Hoje, cerca de 800 instituições participam do Fies. Até o fim de 2009, foram fechados 562 mil contratos. Só este ano, foram firmados 47 mil, com a reformulação do programa.

Este ano houve mudanças no programa. As inscrições passaram a ficar permanentemente abertas, o que permite que o aluno solicite o financiamento em qualquer época do ano. Os juros baixaram para 3,4% ao ano e o prazo para quitação do empréstimo foi ampliado para três vezes o tempo de duração do curso, acrescido de doze meses.

Fonte: G1